top of page

Educação Ambiental

Muitas das dificuldades que o Brasil enfrenta na área ambiental têm origem na deficiência na educação dessa matéria. Na verdade essa fraqueza está inserida no baixo desempenho que o país apresenta com a educação como um todo. 

Os projetos em que a nossa associação se envolve devem conter uma ação no sentido de incluir o tema da educação ambiental, de desenvolver a consciência sobre questões cidadãs como preservação, sustentabilidade e cooperação. Devem também trazer informações e luz sobre os processos ecológicos, a riqueza de nossas flora e fauna e de todos os cuidados que devem ser tomados no uso dos recursos naturais.

"A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os reios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chama-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemias que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar" – Davi Kopenawa, xamã e líder político dos yanomami – CartaCapital, 02-09-2015.

Ana Maria Primavesi Pintura.png
IMG-20210612-WA0052.jpg
bottom of page